sábado, 27 de junho de 2009

Palestra Ronaldo Macedo - Aula bônus

Tivemos uma palestra no auditório da EA - UFMG com o artista plástico Ronaldo Macedo, na qual ele nos apresentou seus trabalhos diversos. Dentre eles, há alguns destaques:

Panóptico - Esse trabalho consisitu na elaboração de 6 caixas, cada uma com uma imagem de um preso em uma cela solitária. Essas caixas foram dispostas na Praça da Estação, em um túnel, se não me engano. Como observação dentro do contexto dessa obra, Ronaldo Macedo disse que um dos maiores desafios de um artista é conseguir integrar seu trabalho ao espaço. Vale ressaltar também que a obra foi embasada em uma pesquisa de seis meses sobre o cotidiano em penitenciárias a delegacias de polícia.

Arquitetura da fumaça - O artista, valendo-se de um grande grupo, realizou uma performance em pleno centro de Belo Horizonte. A grande mensagem foi mostrar como os espaços urbanos são descaracterizados sem a concordância do coletivo ou preocupação com a história da cidade. A fumaça, segundo ele, tinha um caráter simbólico, representando a efemeridade aparência da cidade.

Em caixas - Esse daqui é bem curioso. Como parte de uma exposição do artista, 7 caixas ficaram encaixadas em paredes, sendo que, em cada uma delas, havia um vídeo de um homem vestido inteiramente de azul em alguma lugar da cidade. Os vídeos são tediosos; o homem azul é dotado de uma tranquilidade e passividade enormes, indo na contramão da rotina agitada das pessoas. Além disso, o cotidiano desse homem é solitário. A obra é um bom material para a reflexão.

Partindo também de outros de seus trabalhos, todos possuem, de certa forma, um ponto em comum: a tentativa de provocar questionamentos e de mostrar o homem "com a sua dificuldade de estar no mundo".

A palestra foi bem interessante; achei todos os trabalhos do artista dotados de muita expressividade. Valer-se da arte para passar certas mensagens é valer-se de sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário